Para quem gosta de observar o céu esta é mais uma boa oportunidade de ver um fenômeno interessante, ainda que não seja tão raro assim de ocorrer, afinal, se você for no texto completo do artigo abaixo verá que o fenômeno ocorre mais ou menos de 10 em 10 anos. De qualquer forma é um fenômeno bastante interessante, ainda mais porque significa uma quantidade de energia dissipada gigantesca, suficiente para aumentar o brilho de uma estrela em até 100.000 vezes.
Infelizmente esse fenômeno não está visível a olho nu, e mesmo com todo esse aumento de luminosidade, essa estrela só é visível com o uso de algum instrumento ótico. A boa notícia é que este instrumento pode ser até mesmo um binóculo comum.
Uma oportunidade para quem gosta de observar o céu. Vai que da próxima vez esteja tudo nublado como está para mim agora.
Olhem para o Céu - Estrela em explosão rara de brilho na constelação de Escorpião
A anã branca rouba matéria de sua companheira maior, criando um grande disco de acreção de material composto basicamente por hidrogênio e hélio. Quando esse material atinge um nível crítico de temperatura e pressão, a estrela emite um forte flash de luz que dura alguns dias ou semanas numa explosão termonuclear. Temos uma nova recorrente! Nova por se tratar de um evento explosivo envolvendo uma estrela que ganha brilho de forma abrupta. Recorrente pelo fato de ocorrer diversas vezes com a mesma estrela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário