quarta-feira, 1 de junho de 2022

Mais uma tragédia climática no Brasil

Mais uma tragédia no Brasil. Mais uma vez temos muitos mortos, feridos, e milhares de desabrigados, fora os prejuízos materiais, que chegam às centenas de milhões de reais. As chuvas esse ano já causaram esses desastres em vários pontos do território nacional: Pretrópolis-RJ, Sul da Bahia, Nordeste de Minas Gerais, e agora a região metropolitana de do Recife-PE. Se juntamos todas as catástrofes já temos algumas centenas de mortos, dezenas de milhares de desabrigados, e os prejuízos materiais ultrapassam o R$ bilhão.

Chuvas sempre ocorreram, e sempre tiveram a capacidade de produzir enchentes e destruição. Em locais despreparados elas se transformam em verdadeiras tragédias, como no Brasil. Urge que o Estado brasileiro finalmente realize a tão necessária reforma urbana no país, começando pelas regiões de maior concentração populacional, mas que ao final alcance todas as localidades do país onde encontramos pessoas em áreas de risco. E que isso vire política de Estado, que impeça pessoas de viverem nessas áreas.

Alguns pré-candidatos se solidarizaram com os desabrigados e todos os afetados pelas catástrofes, mas somente Ciro Gomes fala das necessidades de reforma urbana no país. Isso porque todos têm projeto de poder, mas apenas o pré-candidato pdtista tem um projeto de país, de Nação, que pensa um território que seja amigável a todos os seus cidadãos e habitantes, e não apenas àqueles que conseguem dinheiro suficiente para fazerem isso por conta própria.

Sobe para 91 o número de mortos por causa das chuvas em Pernambuco

Do UOL, em São Paulo 

30/05/2022 11h40

Ao menos 91 pessoas morreram e 26 estão desaparecidas por causa das chuvas que caíram sobre Pernambuco entre quarta-feira (25) e a manhã de hoje (30), informou a Defesa Civil do estado.

O total de desabrigados subiu para "cerca de 5 mil". O governo decretou situação de emergência, assim como 14 municípios da região metropolitana. O decreto de situação de emergência permite que os municípios solicitem recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário