sexta-feira, 21 de abril de 2023

Brasil-Rússia na energia nuclear?

Bem, ao menos é o que o governo Lula parece estar negociando com a Rússia após a passagem de Seguei Lavrov, Chanceler russo, pelo Brasil. Além disso foram tratados outros temas sobre energia e agronegócio.

A questão é que os EUA e o G7 pularam ao ver os temas tratados, e também pelo fato de o Brasil receber Lavrov. Ora, até onde sei o Brasil não tem nenhum problema com os russos, e não tem nenhuma obrigação de aderir aos bloqueios e planos do G7, que em nada beneficiariam o Brasil. 

E por isso mesmo o Brasil deve seguir com suas conversas e buscando parcerias que sejam benéficas para ambos os lados. 

A única coisa que o Governo Lula tem que atentar, e nesse ponto o precisa fazer seriamente e rapidamente, é nas força internas que já começam a tentar desestabilizar o governo, e com sinais claros de participação estrangeira nessa manobra. A reação precisa ser firme e deve cortar essa tentativa de desestabilização pela raiz, do contrário Lula poderá seguir o mesmo caminho de Dilma.

NUCLEAR – Lula retoma agenda nuclear com a Rússia, ponto de atrito com os EUA

Combustível para submarino e Angra 3 estiveram na pauta de Lavrov; G7 faz plano contra domínio russo no mercado

Igor Gielow
Folha e São Paulo
19 Abril 2023
SÃO PAULO

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomou o interesse brasileiro no setor de energia nuclear da Rússia, abrindo assim uma nova possibilidade de atrito futuro com países ricos liderados pelos Estados Unidos, já que o G7 acaba de divulgar um plano para tentar quebrar o domínio de Moscou neste mercado.

O tema foi conversado durante a visita do chanceler russo, Serguei Lavrov, a Brasília, onde ele foi recebido na segunda (17) por Lula e pelo chanceler Mauro Vieira, o que foi objeto de duras críticas dos EUA e da Ucrânia, país invadido pela Rússia.

Não foi o centro das conversas, que giraram mais em torno da guerra, na qual o Brasil quer ser mediador, de oportunidades comerciais e da retomada de diálogo bilateral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário