terça-feira, 25 de abril de 2023

Chamou de mentirosos

Wang Wenbin, porta-voz da diplomacia chinesa, acusou os Ministros do Exterior dos 7 países membros do G7 de mentirosos e de se intrometerem em assuntos internos da China. A acusação é pesada e traz mais uma pá de estremecimento entre Ocidente e Oriente após a descompostura pública dada por Xi Jinping no Primeiro-ministro canadense durante reunião do G20.

A declaração do G7, eu diria, foi no mínimo hipócrita, já que eles pedem relações baseadas em direitos que são criados e impostos basicamente por eles, e quando esses direitos não lhes convêm eles simplesmente os ignoram, ou criam um específico para a conveniência de momento.

O protesto chinês foi duro, foi forte, e é amparado por fatos, já que é notório o crescimento da influência chinesa em boa parte do mundo, enquanto os países do G7 perdem importância pelo Globo.

Claro, esse crescimento da China se dá pelo exponencial crescimento de sua importância e poder econômicos, mas muito mais que isso, se dá pela forma com que vem fazendo negócios e alianças com países que são historicamente explorados. Enquanto a China faz negócios muito mais justos, os outros espoliavam as riquezas desses países e pagavam com discursos ideológicos e se eram confrontados apelavam para as armas ou interferências diretas nos assuntos internos desses países.

Sim, a ordem mundial precisa mudar, e esperemos que ela realmente mude, e que não seja apenas a substituição de um algoz por outro. Mas para isso nós também precisamos mudar.

China acusa G7 de calúnia após declaração conjunta

"A reunião entre os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 ignorou a posição da China e factos objetivos", disse Wang Wenbin, porta-voz da diplomacia chinesa.

A China acusou esta terça-feira os chefes da diplomacia dos países do G7, que estão reunidos no Japão, de calúnia e difamação, após uma declaração crítica das políticas de Pequim.

"A reunião entre os ministros dos Negócios Estrangeiros do G7 ignorou a posição da China e factos objetivos", disse Wang Wenbin, porta-voz da diplomacia chinesa, em conferência de imprensa.

Os ministros dos países membros do G7 "interferiram nos assuntos internos da China, caluniaram e difamaram a China", acusou Wang, expressando o "forte desagrado" de Pequim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário