sexta-feira, 2 de agosto de 2019

O que muda com 6% de juros da selic?

O vídeo de Eduardo Moreira é muito claro nos resultados que podemos esperar com a queda da taxa selic de 6,5% para 6% de juros anuais. Na verdade eu já conhecia esses dados, mas Eduardo colocou de forma muito clara, e bem didática.

De minha parte apenas acrescentarei alguns dados. 

A última vez que pesquisei os juros em tesouro direto, que é o que a taxa básica de 6% remunera a partir de agora, tínhamos também várias outras taxas, sendo que elas variam um pouco a depender do risco que está atrelado a ela. Uns 4 meses atrás esses juros podiam chegar a 24%, nos maiores riscos ligados ao câmbio.

Como Eduardo deixa muito claro, esses 6% irão pagar cerca de 30% dos investimentos em tesouro direto, e a média do valor pago ainda está em belos 10,5% anuais. Se tomamos como base uma taxa interna de retorno de 10% nos investimentos em produção, o que é uma taxa de retorno bastante boa na economia real, vemos que essa queda da taxa selic significa muito pouco, que ainda é muito mais interessante manter o dinheiro na especulação financeira, ainda mais porque a economia real implica em risco alto, e necessidade de trabalhar, enquanto os títulos da dívida ainda pagam mais, e incorporam um risco ridiculamente baixo.

A propósito, a taxa de juros cobrada pelo mercado para investimentos em produção ainda está em belos 40% anuais, o que significa uma diferença brutal em relação a selic. 

Nada irá mudar, até porque taxa de juros e equilíbrio fiscal são importantíssimos para a economia, mas estão longe de serem os únicos fatores envolvidos na equação que faz uma economia crescer, tanto é que a brasileira segue patinando, segue encolhendo, e nada indica que isso irá mudar.


7

Nenhum comentário:

Postar um comentário