domingo, 11 de agosto de 2019

Resumo político da semana 05-11/08

Semana agitada. Não que tenhamos tido um fato novo bombástico, mas tivemos sim a reutilização de uma tática mais do que manjada, mas que dessa vez mobilizou a população e a classe política de forma muito mais ampla e uníssona: a tentativa de tranferência de Lula de Curitiba para o Tremembé. A decisão de manutenção do ex-Presidente em Curitiba foi decidida pelo STF por 10x1, sendo o único discordante o Ministro Marco Aurélio Mello, que como eu já tinha adiantado, começa a mudar seu voto. Vejamos se confirma a tendência. Outro fato interessante da decisão é que ela foi tomada após reunião de uma comissão de parlamentares com o Presidente do STF. A comissão foi formada por 12 partidos, paralisou os trabalhos parlamentares na Câmara, e foi para interceder contra a transferência do ex-Presidente.

Outro fato interessante gerado pelo advogado Gustavo Bebianno, que começou como homem-forte do governo ocupando a Secretaria Geral da Presidência, mas que foi rapidamente queimado, e aos poucos vai se colocando na oposição a Bolsonaro. Pois bem, Bebianno disparou contra a indicação de Eduardo Bolsonaro para a Embaixada Brasileira em Washington. Claro, apenas os mais fanáticos bolsonaristas apoiam uma aberração dessas, mas os apoios a Bolsonaro e seu governo vão derretendo, e por erros dos próprios.

Aí nós chegamos aos devaneios do Presidente Bolsonaro. Johnny Bravo, o personagem que fez sucesso no final dos anos 90 e início do Século foi usado como base de comparação pelo mandatário, que disse que ele seria Johnny Bravo. Bem, ele tem certa razão. O personagem fez sucesso ao ser criado como um idiota completo, o que causava risos e escárnio de todos os lados. O que o Presidente parece não ter entendido é que isso é bacana, é engraçado na TV, num personagem criado para ser grotesco, num ambiente controlado. Na Presidência da República não cabe um personagem como esse.

E como sempre acontece nas últimas semanas acabamos por cair na Lava-jato. Agora entra em cena também o El País, jornal espanhol de alcance mundial, e que tem uma edição em português. A tática de Glenn é interessante, porque acelera a divulgação das divulgações vazadas, mas já há a dúvida de que elas atinjam realmente alguns setores que, sabidamente, estão envolvidos no patrocínio e articulação desses problemas, principalmente o financeiro. É verdade que já resvalou em alguns bancos no caso da palestra da XP, mas isso se deu muito sutilmente, embora seja claro que, se há corrupto, há corruptor.

Mas o El País começou bem, com o vazamento das investigações ilegais dos lavajateiros contra Gilmar Mendes. Isso revoltou o Ministro (por óbvio que aconteceria), e criou certa harmonia na mais Alta Corte, que já mostra alguma tendência a  ter uma maioria disposta a coibir os abusos da República de Curitiba, e que pode vir a corrigir os abusos já cometidos.

Ainda na linha de ataques a Gilmar Mendes, o UOL revelou que Deltan Dalalgnol conseguiu convencer o partido Rede Sustentabilidade, através do Senador Randolfe Rodrigues, a entrar com ação contra o Ministro Gilmar Mendes, que em certa altura foi visto como o grande inimigo dos lavajateiros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário