segunda-feira, 22 de março de 2021

Bolsonaro cirou?

Calma pessoal, não é bem assim. Também as repercussões da atitude equivocada e atabalhoada do Presidente não terão necessariamente esse resultado, que são sugeridas no artigo abaixo, ainda que as possibilidades disso sejam grandes.

Então, qual o problema?

Bem, antes de tudo, o Ciro deve se candidatar em 2022, independentemente de grandes coalizões, independentemente da conjuntura política. Acredito que Thiago Manga, autor do artigo, tenha tido a intensão de enfatizar que o pré-candidato pdtista teria se fortalecido com essa ação de Bolsonaro, e é justamente isso que é discutível.

Uma série de fatores influenciarão decisivamente na viabilidade de Ciro liderar uma frente de centro-esquerda mais ampla. Além de se manter elegível (lembrem-se que é uma queixa crime), Ciro precisa aumentar sua representatividade junto à população, ultrapassar a barreira que lhe foi imposta do "destemperado", fazer com que parte mais significativa da população compreenda que seu projeto de país é o mais inclusivo de todos (o de Bolsonaro é o da precarização máxima do trabalho, e abandono da sua população à própria sorte; o de Lula é o da distribuição de esmolas compensatórias; e o de Ciro o da valorização e ampliação do trabalho e de seus frutos), ultrapassar a barreira da propaganda contrária que lhe é imposta pela grande media, e por fim, chegar ao segundo turno. E esse é o ponto mais nevrálgico de todos, porque acredito que, se chegar ao segundo turno, ele bate, seja Lula, seja Bolsonaro.

Com esse quadro os próximos passos, e os próximos acontecimentos serão cruciais para a candidatura de Ciro. Ao vencer e ultrapassar as primeiras barreiras, ele tende a catapultar sua candidatura, e ainda pode usar isso contra os próprios adversários. Se os primeiros passos lhe forem desfavoráveis, ele tende a perder espaço.

Por isso não se pode comemorar, nem se acovardar. Ciro tem a possibilidade de se tornar realmente um candidato com sérias probabilidades de vitória. As manifestações de apoio, que vieram de diversas partes, indicam isso. Caberá a Ciro e ao PDT conquistarem as vitórias necessárias no início dessa jornada, capitalizarem esses apoios, e tornar a candidatura de Ciro algo realmente palpável para a população brasileira.

OPINIÃO: Obrigado Bolsonaro, você acabou de lançar Ciro à presidência!

Acaba de virar notícia que a Polícia Federal abriu inquérito contra Ciro Gomes (PDT) por “ofensa à honra” de Jair Bolsonaro. Nada poderia ser mais vexatório. É triste ver uma instituição honrada e republicana ser cooptada para ser o brutamontes policial do homem mais vil e desprezível que já ocupou a presidência da República.

Chega a dar nojo ver a PF ser obrigada a prestar esse papel tão pequeno em relação ao tamanho de uma das instituições mais estruturadas e exemplares do país.

O documento cita uma entrevista à Rádio Tupinambá, de Sobral (CE), em novembro do ano passado, na qual Ciro afirmou que a população, ao não apoiar os candidatos de Bolsonaro, mostrava um sentimento de “repúdio ao bolsonarismo, à sua boçalidade, à sua incapacidade de administrar a economia do País e seu desrespeito à saúde pública”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário