quarta-feira, 13 de abril de 2022

Caminho equivocado?

Ciro parece tentar escapar, mas o PDT parece não querer deixar. Enquanto Ciro foca na economia, o que o partido busca parece ser uma competição com o PT, e aí as pautas são dadas pelo partido estrelado. E esse é o problema.

E Ciro precisa se despir de suas percepções de classe média, e focar na população mais pobre. Entendo perfeitamente que o projeto de Ciro é para todos, incluindo a classe média e os mais ricos, ainda que esses últimos entrem na brincadeira de pagar impostos - o que até agora não pagam. Mas a verdade é que o projeto sendo bem aplicado dará muito melhor condição de vida aos mais pobres, aumentará a quantidade de empregos bem remunerados típicos de classe média, e também a oportunidade de negócios produtivos, o que é bom para todos os extratos da sociedade, até mesmo o setor financeiro.

Mas para isso o PDT precisa atentar mais para a pauta econômica, e parar de cair nas iscas das pautas de costumes. Isso se aplica à militância também. Porque as posições reacionárias são dominadas por Bolsonaro e seus asseclas de extrema-direita. As mais progressistas estão dominadas por Lula e sua centro-direita.

É isso mesmo que você leu, o que difere os dois líderes nas pesquisas são, em suma, as pautas de costume, porque as pautas econômicas são muito semelhantes, tendo vários dos Ministros e técnicos da área tendo estado nas administrações petistas, ou ao menos tendo sido sondados pelos petistas.

Além disso, hoje o Brasil tem muito mais urgência em resolver pautas econômicas. São muitos milhões de pessoas desempregadas ou subempregadas, a fome voltou com força, nunca vi tantos brasileiros vivendo nas ruas, ocupando os sinais de trânsito na tentativa de conseguir alguma forma de sobrevivência digna, com salários achatados e ridículos, desesperados e desesperançados. 

As pautas de costume devem ser debatidas no Congresso, mas sempre tendo em vista a preservação dos direitos das chamadas minorias também. O resto é desviar a atenção do principal que temos no momento, porque não existe mulher, hemo, homo, hetero, poli, asexuado, preto, branco, azul, caramelo,ou qualquer outra minoria que seja possa empoderada se estiver desempregado, com salário aviltado, e passando fome.

E Ciro que vá para as ruas. Ele precisa se misturar com o povo, porque fala muito dos déspotas esclarecidos, mas ele mesmo segue apenas em encontros partidários e fechados. O Giro do Ciro é uma boa iniciativa, mas ele mesmo tem que aparecer mais junto ao povo. Se não há motivo para aparecer junto com um monte de gente nas ruas, invente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário