Em 1999 foi descoberto um novo estado quântico da matéria: os cristais líquidos quânticos 3D. Eles já são usados em algumas aplicações práticas, como telas para celulares e computadores, mas espera-se muito mais do que isso, espera-se que eles possam ser usados na construção de computadores quânticos, que nos ofereceriam muito mais velocidade que os atuais processadores, que são baseados em silício.
Vários meses atrás eu postei sobre isso. Os computadores atuais aumentam sua velocidade e capacidade de manuseio de dados diminuindo o "tamanho dos circuitos" em seus chips, proporcionando que no mesmo espaço tenhamos mais capacidade de computação. Acontece que esses "circuitos" já estão em tamanho nano, ou seja, já são microscópicos, muito próximos do tamanho de um átomo, e portanto já com capacidade de redução de tamanho muito restrita.
E o que os cientistas esperam é que os computadores quânticos possam aumentar a velocidade de computação por outros meios que não sejam a "redução dos circuitos". Caso isso seja alcançado, as possibilidades de uso de computadores com tal poder de cálculo é imensa, e tornariam nossos atuais equipamentos totalmente defasados.
Cientistas descobriram um novo estado quântico da matéria
Os cientistas descobriram um estado fundamentalmente novo da matéria: cristais líquidos quânticos 3D. Eles têm o potencial para avançar a tecnologia de microchip e computação quântica.
Os físicos da Caltech no Institute for Quantum Information and Matter descobriram o primeiro cristal líquido quântico 3D.
Isso seria um novo estado da matéria que eles esperam ter aplicações futuras em computação quântica. Além disso, os pesquisadores acreditam que essa descoberta pode ser apenas a “ponta do iceberg”
As moléculas de cristal líquido padrão fluem livremente como se fossem um líquido, mas permanecem direcionalmente orientadas como um sólido. Os cristais líquidos podem ser feitos artificialmente, como os que existem em telas de dispositivos eletrônicos, ou encontrados na natureza, como os que podem ser encontrados em membranas celulares.
Os cristais líquidos quânticos foram descobertos pela primeira vez em 1999; suas moléculas comportam-se de modo semelhante como as de cristais líquidos regulares, mas os seus elétrons preferem se orientar ao longo de certos eixos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário