Não é de hoje que os norte-americanos têm o costume de envolver a população civil na busca e captura de delinquentes. São muitos os filmes que retratam essa prática, e que persiste no dia de hoje com os caçadores de recompensa - atividade arriscada, mas bem remunerada. Essa também é uma das desculpas usadas por eles para que a população possa ter armas pesadas em casa, ou mesmo portá-las, como Ciro bem aponta nesse seu vídeo.
Mas cuidado Ciro, o uso indiscriminado da população como forma de se chegar a foras da lei pode ser facilmente desvirtuada e se transformar em justicialismos irregulares, ou pior, em grupos de justiceiros que facilmente ultrapassam a linha tênue entre Justiça e abuso.
O uso de tecnologia de ponta na busca por reprimir e impedir crimes é imprescindível, mas há que se tomar cuidado em não colocar a própria sociedade, a principal prejudicada por esses crimes, em risco pelas ações que visam protegê-la.
Por sinal, isso, ou algo parecido, já esteve em prática no Brasil - No Rio de Janeiro com certeza - com pouco retorno efetivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário