Esta semana Ciro Gomes e sua esposa foram agredidos e insultado enquanto percorria uma feira agropecuária no interior de São Paulo. E ele reagiu, tanto aos insultos, quanto às agressões. Claro que quem fez isso estava com seu celular ligado e gravando tudo, já que o que queriam era exatamente conseguir uma prova da "reação violenta" de Ciro e de sua "agressividade".
Pois bem, eles conseguiram, e gravaram algumas cenas em que Ciro responde asperamente aos agressores, e uma em que ele aparece até tentando acertar um deles com um soco ou tapa. Ao menos é o que os divulgadores do vídeo afirmam, já que na imagem isso não fica claro, muito menos que o "manifestante" tenha sido acertado por Ciro, como alegam esses divulgadores.
Bem, abaixo o depoimento de Lincon Fernandes, jornalista de Ribeirão Preto, onde ocorria a feira, e que presenciou todo o episódio, tendo inclusive pedido que Ciro não reagisse. Bem, veja o depoimento você mesmo, até porque não é longo.
Mas mais do que agressões e defesas duas coisas precisam ficar muito claras nesse momento. A primeira é que, entre críticos contra e a favor de Ciro, os que são a favor ganham nesse momento. Dois fatores colaboram para isso, que são a saturação que este tipo de gente já causou na maioria da população, e o fato de que Ciro só agiu quando os insultos chegaram a sua esposa, e esta mesma já havia partido para se defender. Além de provocações baratas ao pré-candidato, ainda envolveram sua esposa. O próprio jornalista Álvaro Borba, do canal Meteoro, disse que não sabe "se isso será bom ou ruim para a campanha de Ciro", mas que ele adorou. Esse é o resultado imediato.
O problema não é agora, o problema para Ciro será durante a campanha, porque tanto os bolsonaristas, quanto o "ilibado" PT, usarão e abusarão das imagens para tentar difamar Ciro Gomes, e com as mesmas acusações rasas de sempre, de este ser destemperado, de ter pavio curto, etc.
Bem, João Santana vai ter que dar nó em pingo d'água para reverter isso, mas não é o pior.
É, porque o pior é que está muito escancarada a fragilidade em torno da segurança do único representante da oposição digno de carregar esse nome. Não se pode permitir que pessoas com essas intenções se aproximem tando de Ciro e de seu estafe mais próximo, porque isso pode levar a uma situação de segurança física deles.
Está mais do que na hora de Ciro andar com seguranças, que impeçam a aproximação desse tipo de pessoas, e que os que participaram do assédio e agressões criminosas que ele e sua esposa sofreram em Ribeirão Preto sejam devidamente processadas civil e criminalmente, já que o que eles fizeram também foi crime.
Xenofobia e Misoginia são crimes. O fato de terem agido de forma xenofóbica e misógina por motivos políticos não diminui o fato de que cometeram crimes (talvez agrave), e que o que Ciro fez foi se defender.
O PDT e Ciro têm que agir já. Não dá para esperar mais, porque a coisa só vai ficar pior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário