terça-feira, 17 de maio de 2022

Mais ataques aos trabalhadores

Mais um ataque covarde aos direitos dos trabalhadores brasileiros. A redução estudada pelo Ministério da Economia, que prevê a redução das alíquota e multa em caso de demissão injustificada do FGTS dos trabalhadores é mais uma daquelas soluções que atingem vários objetivos para os patrões, e nenhum para os trabalhadores.

E mais uma vez os objetivos são claros de um lado e mentirosos para o outro. São claros que o fato irá reduzir os custos da contratação de trabalhadores, mas são absolutamente mentirosos no sentido de não haverá nenhuma contratação nova por conta de redução no custo de contratação.

Que os trabalhadores entendam de uma vez por todas: a redução do custo do trabalho apenas aumenta o lucro no empregador, porque nenhum empregador contratará novos trabalhadores apenas por ser barato. Ao contrário, ele tentará adiar o máximo possível sempre, contratando novos membros para suas equipes apenas quando for indispensável, sob pena de prejudicar a produção e um possível aumento de seus lucros.

Com isso, o único fator capaz de aumentar o número de trabalhadores contratados é um ciclo virtuoso de crescimento da economia, o que demandará o uso de um número maior de pessoas trabalhando para aumentar o lucro dos empregadores. Os custos de mão de obra têm apenas dois tratamentos por parte do empregador. O primeiro é que serão repassados ao custo final de seus produtos e serviços, sempre e quando possível.

O segundo é que a redução dos custos do trabalho dificilmente serão repassados ao custo dos produtos finais, e normalmente apenas contribuem para aumentar o lucro desses empregadores, e não contribuem em absolutamente nada no desenvolvimento econômico.

Isso é o que se observa na prática em vários lugares do mundo onde essa política foi imposta, o que significa resultados diametralmente opostos aos que as teorias econômicas liberais sugerem.

Difícil os trabalhadores não caírem em mais essa armadilha, até porque a sociedade é bombardeada diuturnamente com propagandas em favor dessas pautas, mas já passou da hora de que eles acordem para a realidade, e parem de prestar atenção ao discurso uníssono da mídia hegemônica.

Governo Bolsonaro elabora proposta para diminuir FGTS de todos os trabalhadores

Minutas de MP preveem reduzir depósito mensal de 8% para 2% e multa paga na demissão cairia de 40% para 20%

Nathalia GarciaIdiana Tomazelli

BRASÍLIA  O Governo Jair Bolsonaro (PL) estuda uma ampla flexibilização nas regras do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), sob a justificativa de reduzir o custo dos empregadores na contratação.

...

"A proposta da redução das alíquotas das contribuições dos serviços sociais autônomos não apenas reduzirá os custos da contratação de trabalhadores, como também contribuirá com a geração de novos empregos"...


Nenhum comentário:

Postar um comentário