terça-feira, 24 de maio de 2022

O "debate" não "debate"

Na última sexta-feira houve uma edição especial do programa no Youtube de Ciro Gome, que é denominado de Ciro Games, e que recebeu o subtítulo Debate. Bem, o primeiro debatedor convidado foi Gregório Duvivier, o comediante, ator, apresentador e comentarista político, que faz sucesso com o Porta dos Fundos, e que tem um programa na HBO chamado GregNews.

Pois bem, no programa da HBO Duvivier se vale de notícias veiculadas em jornais e assemelhados para tentar fazer análises engraçadas em cima dessas notícias. Verdade que o programa não produz notícia propriamente dita, mas análises, ainda que disfarçadas de piadas e que não explicitas, são parte do jornalismo. Duvivier deve até participar de programação de pautas, e tal, mas o seu maior papel ali é apresentar o programa, e nos bastidores, segundo o próprio apresentador, há mais de 80 pessoas trabalhando pelo programa, inclusive jornalistas. Por isso eu considero o programa jornalístico, ainda que tenha um viés de entretenimento também.

Acontece que em seu programa Duvivier fez uma série de acusações a Ciro, e recheou o programa com preconceitos, desrespeitos e acusações levianas, e tudo, como ele mesmo disse, baseado em informações "confirmadas". Se essas acusações e análises vêm em forma de piadas sem graça não fazem muita diferença para mim. Bem, seguido ao programa de Duvivier, tivemos um react bastante efusivo por parte de Ciro, e depois o tal "debate".

No "debate" tivemos um Duvivier que tentava lacrar, que tentava colocar em Ciro a pecha de autoritário, toda hora dizendo que Ciro o interrompia e não o deixava falar, embora ele também tenha feito isso durante o programa, e que apelava a chavões sentimentais na falta de argumentos lógicos. Já Ciro vinha com seus conhecidos discursos (para que o acompanha), e tentava convencer Duvivier que este o havia atacado sem necessidade e sem razão.

Quem venceu? A resposta é ninguém.

Sim, ninguém, porque aquilo não foi um debate, mas uma conversa que levou nada a lugar nenhum. Duvivier pode ter seu programa inflado em suas próximas edições, ou não. Ciro, de imediato, parece que ganhou alguns milhares de seguidores em suas redes sociais e pode ter tido acesso a algumas bolhas onde tinha dificuldades de entrar, mas nada garante que isso se torne uma quantidade significativa de votos - falamos de pelo menos uns 20 milhões para tornar Ciro realmente competitivo ao 2º T das eleições - embora isso possa ser um começo.

Pessoalmente eu não gostei do que aconteceu, achei o formato ruim, o desenrolar do debate truncado, mas entendo que algo precisa ser feito para mudar a situação de Ciro. A oportunidade foi dada de graça, pode ter resultados bom para os dois ou para nenhum. O risco maior me parece ser de Duvivier, que pode até perder seu programa, caso a repercussão seja muito ruim. Por outro lado, para Ciro é poder estar onde já está, e não vejo muito risco em piorar. 

Bem, oficialmente a campanha política ainda não começou, embora ela já comece a esquentar. Essa foi uma jogada arriscada para os dois, e saberemos o resultado daqui a alguns meses.

Greg News tem credibilidade para opinar sobre a candidatura de Ciro Gomes?

  • Post author:
  • Reading time:7 min de Leitura

É preciso reconhecer a grande repercussão, desde sexta-feira (13), causada pelo programa Greg News sobre Ciro Gomes. Como de costume, Ciro realizou sua live na terça-feira seguinte (17). No quadro Ciro Games, entrevistou o economista Eduardo Moreira e realizou alguns reacts rebatendo dados e informações equivocadas apresentadas no programa da HBO. Ciro havia convidado Gregório Dudivier, o apresentador do Greg News, para um debate em seu programa, todavia, por impossibilidade de agenda do comediante nas terças-feiras (dia em que grava o Greg news), o debate foi transferido para uma edição especial do Ciro Games nesta sexta (20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário