quarta-feira, 11 de maio de 2022

O cancelamento de Rita von Hunty

Com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais, a professora e influencia Rita von Hunty foi alvo de ataques e cancelamentos pelos "democráticos" após falar contra o voto em Lula no primeiro turno das eleições deste ano. Para Rita a gota d'água foi mais um discurso pasteurizado e submisso do pré-candidato petista, que está cada dia mais longe do povo, que diz defender, e próximo das elites, que diz tentar domar.

E os ataques vieram apesar de a influenciadora ter sido bastante específica em suas críticas, como a total ausência de propostas concretas sobre economia e direitos dos trabalhadores, e de ter sugerido um voto bem mais radical, tendo citado o PCB e o a Unidade Popular como opções.

Bem, e os ataques foram tão superficiais, pasteurizados e submissos quanto os discursos do líder petista. Giraram em torno de não entender o momento, de união ampla contra Bolsonaro, de irresponsabilidade, e outros lugares comuns que não se sustentam por nenhuma ótica que se tenha, salvo a de eleger alguém que jamais entregou o que prometeu, e que dá mostras de estar mais submisso ao sistema do que nunca.

Mas apesar de ter sugerido um voto mais radical, Rita não confirmou voto em ninguém (embora imaginemos que ela irá por este caminho), e isso é um direito dela.

Só que eu gostaria de fazer algumas considerações sobre os ataques.

1 - Se é tão importante tirar Bolsonaro, porque a turma que ataca Rita não tomou nenhuma atitude séria pelo impeachment ou pelo afastamento para julgamento por crime comum do atual Presidente, já que foram vários (e repetidos) os crimes cometidos por ele. Isso inclui o grande líder dessa turma, que chegou a declarar-se contra e a trabalhar contra o afastamento de Bolsonaro?

2 - Bolsonaro realmente é um desastre a frente do Governo, e isso já se sabia que aconteceria antes de ele ser eleito. Por que então não abriram mão de uma candidatura em 2018, já que o partido desse pessoal era o único que perdia num segundo turno contra Bolsonaro?

3 - Quem disse que a única coisa que importa é tirar Bolsonaro. Ele é horroroso, mas a política econômica dele difere muito pouco daquela praticada nos últimos 30 anos no Brasil. E a mudança na política econômica chega a ser mais importante que tirar Bolsonaro, porque é isso que pode realmente mudar a sorte da população brasileira. Com essa centralidade da economia nas eleições, porque essa turma se recusa a debater e apresentar propostas concretas para resolver os gravíssimos problemas do povo, que são desemprego, salários aviltados, Saúde, Educação, Segurança, entre outros?

Agora é hora de criticarmos a tudo e a todos que participaram do desastre dos últimos 30 anos no país, porque do contrário seguiremos cometendo os mesmos erros que nos trouxeram a essa situação trágica.

Influenciadora Rita von Hunty é alvo de críticas depois de reprovar voto em Lula no primeiro turno

Lucas Mathias

A influenciadora e drag queen Rita von Hunty, personagem do professor, ator e youtuber Guilherme Terreri Lima Pereira, se tornou alvo de críticas de setores da esquerda nas redes sociais nesta segunda-feira. Com cerca de 950 mil seguidores em seu perfil no Instagram, ela publicou, no domingo, um texto em que critica o discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no lançamento de sua pré-candidatura ao Planalto e defende um “voto radical no primeiro turno”. O posicionamento chegou aos assuntos mais comentados do Twitter e foi condenado pelo ex-deputado petista Jean Wyllys...


...Alvo de críticas na esquerda

Já nesta segunda-feira, o debate em torno do posicionamento da influenciadora esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter. Entre os internautas críticos, muitos classificaram sua postura como “utópica” e defenderam que o caminho é de ampla união, para impedir que o presidente Jair Bolsonaro seja reeleito.

Em seu perfil no Twitter, o ex-deputado Jean Wyllys criticou a postura de Rita, sem citá-la nominalmente, e disse que as declarações não passam de “irresponsabilidade e apoio indireto a Bolsonaro, já que só Lula pode derrota-lo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário