domingo, 15 de maio de 2022

Buraco negro da Via Láctea fotografado

Vale a pena dar uma lida no artigo completo que saiu no Galeria do Meteorito. A primeira foto do buraco negro supermassivo do centro da Via Láctea é histórica para o desenvolvimento científico e tecnológico humano, e ainda deve ajudar os cientistas a desvendarem mais alguns dos segredos que cercam esses corpos celestes, que estão entre os mais poderosos e intrigantes do universo.

E se você não entende a importância disso, é na pesquisa científica que se desenvolvem as diferentes áreas do conhecimento, como matemática, física, química, etc, e que posteriormente podem ser utilizadas para a produção de novas tecnologias.

Além disso, é interessantíssimo saber mais sobre o universo, de onde veio, para onde vai, e para termos a noção de nossa insignificância frente a enormidade e vastidão que nos cerca. Entender, domar, e nos integrarmos a isso tudo é nosso objetivo, nosso crescimento,


Saiu a 1ª Imagem do Buraco Negro Supermassivo da Via Láctea Sagittarius A*


Essa foi a segunda vez que o consórcio conseguiu o incrível feito de registrar imagem de um buraco negro. A primeira vez foi em 2019, com a famosa foto do buraco negro supermassivo da galáxia M87.

A apresentação oficial reuniu especialistas para apresentar a imagem, explicar os detalhes do processo de observação dentre outros dados desse objeto extremo que domina o centro da Via Láctea.

Qualquer buraco negro é extremamente difícil de ser observado, mas no caso de Sagittarius A* (ou Sgr A*), os desafios são ainda maiores.

....

Vale destacar que a imagem na verdade mostra o material ao redor do buraco negro, formado por matéria que se aproximou demais do objeto e gira ao seu redor em velocidade próxima à da luz. O buraco negro, em si, é a sombra que vemos dentro do anel luminoso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário