domingo, 3 de julho de 2022

10 kg de muitos problemas

Vejam o artigo abaixo. Alguém pode imaginar que uma carga ridícula de 10kg de vírus seria capaz de causar todos os transtornos que tivemos nos últimos 2 a 3 anos? Pois é, mas é isso que o Cientista Magno Junqueira, do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro nos informa.

Impressiona como algo tão pequeno possa causar tantos danos a algo relativamente tão grande.

E impressiona mais ainda como somos frágeis frente a uma série de fatores, ainda que muitas vezes sejamos arrogantes a ponto de não percebermos nossas debilidades.

Pensar que esses 10kg foram responsáveis por caos social, econômico, pela morte de milhões de pessoas e problemas crônicos de outros tantos milhões.

QUANTO PESA UM VÍRUS?

Pesquisadores calcularam que, durante o pico da infecção pelo SARS-CoV-2, cada pessoa carrega cerca de 1 bilhão a 100 bilhões de vírions (partículas virais completas), o que corresponde a uma massa de vírus de 0,001 mg a 0,1 mg por indivíduo.  Isso implica que, se juntarmos todos os vírions SARS-CoV-2 presentes em hospedeiros humanos, no momento mais crítico da pandemia, a massa total seria de aproximadamente 10 kg. Isso pode parecer piada para os adeptos do levantamento de supino, mas foram esses 10 quilogramas que causaram um transtorno planetário enorme.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário