sexta-feira, 29 de julho de 2022

Brasil, um país subdesenvolvido

Vamos lá amigos, entendam que o que leva um país para frente é a industrialização. Ela não é isolada, mas ela é fundamental no processo civilizatório e de crescimento econômico de um país, e base para se fazer uma nação. Mas vejam o gráfico da Bloomberg (um dos mais sérios sites sobre economia no mundo) abaixo. O Brasil oscila com as commodities, e às vezes nem isso.

Entenda o gráfico: antes de tudo as curvas são bem semelhantes, o que mostra que a economia brasileira é extremamente dependente dos valores das commodities no mercado internacional. A curva vermelha é a variação dos preços da commodities, e a azul é o crescimento brasileiro. Do lado esquerdo do gráfico os valores referentes à linha azul, e na direita os valores referentes à linha vermelha. Embaixo os primeiros 22 anos do Séc. atual.

Mas apesar de semelhantes as curvas não são iguais. Entre 2006 e 2008 vemos o reflexo da política mais bem sucedida do PT, que trouxe vários investimentos estrangeiros na área industrial, e mesmo quando temos queda no valor das commodities, a economia brasileira segue crescendo levemente devido a esses investimentos. A partir de 2008 esses investimentos cessam, e a partir de 2011 começamos a ver o desinvestimento em várias áreas (indústria naval, medicamentos, construção, etc). Com a Lava-jato (a partir de 2013) vemos o desastre em vários setores, que aí já alcançam os eletro-eletrónicos, automobilísitco, etc. Observem que a curva fica cada vez mais próxima da variação dos preços das commodities, mas a economia brasileira não voltou ainda ao nível que apresentava em 2010.

E aí eu afirmo: Ciro também está errado. A economia brasileira não está estagnada, ela decaiu na última década. O gráfico deixa isso claro. Eu já tinha comentado isso, porque o PIB precisa ser analisado, e é preciso levar em conta muitas variáveis, entre as mais importantes a relação com as moedas de referência, no caso o USD, inflação e distribuição da renda.

Se você comparar com o gráfico mais abaixo, que reflete a concentração de renda, aí você entende que está acontecendo um brutal empobrecimento da população mais pobre. 

Por isso os números vergonhosos e tristes de brasileiros passando fome, e em risco de permanente de fome. É a conjugação do fechamento de milhares de indústrias, de pontos de comércio, que propiciam a brutal concentração de renda no país, e o estado de miséria que alcança parte considerável da população.

Só um processo sério de retomada do Estado e de reindustrialização do país em moldes modernos pode reverter esse quadro.










Nenhum comentário:

Postar um comentário