domingo, 10 de julho de 2022

Imagem impressionante não é científica

Essa imagem conseguida pelo telescópio James Webb é impressionante. Estrelas de nossa galáxia e galáxias distantes  parecem que foram desenhadas. Mas essa imagem será descartada, porque a câmera que a tirou é considerada uma câmera de baixa qualidade, e é usada apenas para ajuste, para apontar a câmera principal para a região que se quer conseguir as imagens.

E essa sim, a câmera principal, terá condições de até mesmo analisar composições químicas através da imagens conseguidas, além de uma nitidez e qualidade sem iguais.

Eu estou ansioso para ver estas fotos, até porque a Nasa informou que fotos com a câmera principal serão divulgadas na próxima terça-feira, dia 12/07.

E aí, ansioso para ver tais fotos? Eu estou.




Acaba de sair a nova imagem do telescópio espacial James Webb



Em uma foto de teste, James Webb nos mostra o mais distante do espaço que já vimos até hoje

Utilizando o instrumento FGS (Fine Guidance Sensor), feito pela Agência Espacial Canadense, o Telescópio Espacial James Webb registrou o espaço na forma mais profunda e distante, nunca antes vista. Isso é simplesmente o mais profundo que já fomos no infravermelho até hoje!
Na imagem podemos ver centenas de galáxias. Foram oito dias de captura, 72 registros e um total de 32 horas de exposição. 

O FGS não funciona como instrumento científico, mas apenas para guiagem e apontamento do telescópio. Todas suas imagens devem ser descartadas, de acordo com os cientistas. É como se esta fosse apenas uma prévia do que está por vir no dia 12 de julho, quando James Webb irá nos revelar a 1ª imagem científica do telescópio espacial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário