domingo, 31 de julho de 2022

Estudo inútil?

Não, não é. 

A primeira vista pode até parecer que esse estudo não faz sentido, já que a conclusão é que o exercício físico faz aumentar o metabolismo, e também a detectar mecanismos do corpo para o controle da contração muscular.

É, porque pode parecer pouca coisa, pode parecer que o estudo apenas disse o que já se sabia, mas não, esse estudo abre espaço para avanços, não apenas com outras pesquisas do tipo, mas para o uso das informações que possam fazer melhorar os resultados no corpo, seja através da melhoria do controle mecânico desses mecanismos, do controle químico deles, e até mesmo de intervenções que venham a ajudar a resolver problemas de locomoção ou postura.

Já estamos mais próximos de muitos procedimentos que resolvam esses problemas, e de muitos que melhorem nossos rendimentos, mas ainda podemos avançar.

Um estudo publicado na revista científica eLife revelou como o músculo esquelético se ajusta ao treinamento de alta intensidade, e como alterações nos mecanismos conseguem controlar o metabolismo e a contração muscular.

Segundo o artigo, o treino intenso aumenta o número de proteínas musculares esqueléticas cruciais para o metabolismo energético e contração muscular e altera quimicamente proteínas metabólicas importantes. As descobertas ajudam a entender como essa atividade física aumenta o metabolismo, e abrir as portas para mais pesquisas sobre a influência do exercício nesses processos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário